Perguntas Frequentes

Serviços

Vou receber minhas fotos no papel?

Não. O Lab:Lab não trabalha com ampliações ou impressões de fotos, por isso colocamos na legenda de todos os serviços que os valores não incluem este serviço. Caso queira realizar este serviço, o mesmo pode ser feito através dos arquivos digitais que fornecemos. Se precisar de indicações, mande mensagem no nosso instagram nos informando sua cidade, para que vejamos se temos alguém recomendado.

Vocês revelam Super8?

Por enquanto, não revelamos nem telecinamos filmes Super 8 ou 8mm.

Vocês revelam filmes de câmera descartável?

Revelamos sim, normalmente. O valor é o mesmo do filme 135.

Por que filmes puxados e PB tem prazo maior?

Antes, é preciso entender como são os tempos de revelação. Cada filme PB tem um tempo de revelação específico. Todos os filmes coloridos negativos tem o mesmo tempo de revelação, independente da asa. Filmes coloridos negativos puxados tem esse tempo alterado, a cada stop puxado. Diferente de outros Labs, não cobramos extra por filme puxado, mas esperamos agrupar por 1 a 3 dias vários filmes de mesma puxada, para que sejam revelados juntos, economizando químicos e tempo. O mesmo acontece com filmes PB – esperamos agrupar filmes que tenham o mesmo tempo de revelaçao, para serem processados juntos.

Qual a diferença entre o processo E-6 e o LL-4?

Quando existem, costumam ser sutis. No processo LL-4® desenvolvido pela gente, o resultado é positivo, assim como no E-6, podendo ser usado para slides e digitalizações. Em poucos casos, é possível verificar um leve desvio cromático que geralmente é perfeitamente corrigido na digitalizaçao. Assim como no E-6, filmes expirados podem ter resultados com desvios cromáticos de moderados a intensos. Cromos não costumam possuir alcance dinâmico. 1 stop de erro de fotometria costuma ser fatal – verifique sempre o modo de medição de luz e para fotos muito importantes, recomendamos seguir a prática da publicidade com cromos, batendo 3 fotos, 1 na referência de fotometria, 1 stob abaixo e 1 stop acima da medição.

Qual a diferença entre revelar um filme de cinema no processo LN-2 e C-41?

No processo LN-2® desenvolvido pela gente em parceria com Gustavo Nanni, o resultado fica muito mais próximo do processo original de revelação deste tipo de filme, o ECN-2. O motivo principal se dá ao fato de que a formulação LN-2® leva o agente revelador CD-3, assim como no ECN-2, diferentemente do C-41 que leva o agente CD-4. Esta diferença é responsavel principalmente pela fidelidade de cores na revelação. No processo LN-2® portanto, os resultados possuem maior fidelidade de cor e alcance dinamito.

As digitalizações 120 também são feitas no Noritsu LS-600?

Não. O scanner LS-600 digitaliza apenas filmes 135. Nosso scan de filmes 120 é feito utilizando uma DSLR, objetiva especial macro e mesa de luz de duplicação fotográfica 5500k, sendo tratadas individualmente através de softwares dedicados. Esta metodologia de digitalização é atualmente a mais utilizada no ramo da museologia para arquivamentos.

Posso receber meus scans de filme 135 em Tiff?

Nosso scanner foi desevolvido originalmente para trabalhar em uma linha de equipamentos com sistema linear, com processadora, scan e minilab de ampliação. O formato nativo do arquivo é JPG, no entanto, quando utilizamos o software de mediação é possível selecionar o formato TIFF- neste caso, não há ganho de informações. Seria algo comparado a abrir uma imagem JPG no Photoshop e salvá-la como TIFF. Portanto, não há motivos para tal. Nosso scan, quando aberto em tamanho real, permite visualizar praticamente os grãos de prata, fazendo com que os meio tons sejam visualizados pelo efeito reticular. As edições a partir do JPG terão, portanto, capacidade equivalente a de um possível TIFF nativo.

Envio

Como enviar caixinhas como Registrado Urgente?

Apesar do nome popular “Carta Registrada”, as indicações dizem que você deve preparar uma “embalagem que resista ao peso, à forma e à natureza do conteúdo”: Ou seja, pode enviar em caixas. Temos enviado filmes revelados e novos assim há anos, sem problemas.

Se eu enviar por Pac/Sedex, quando chega pra vocês?

Esta informação só é conseguida através do site dos correios, na seção “Preços e Prazos”.
Para o cálculo, é necessário preencher os campos sobre seu pacote e CEP de origem e destino. Nosso CEP para cálculo: 80530-970.

Como escrever a cartinha sem utilizar os modelos?

• NOME: Sebastião S.
• INSTAGRAM: @SalgadosDoSeba
• EMAIL PARA ENVIO DAS FOTOS: seba@salgadosdoseba.com.br
• ENDEREÇO PARA DEVOLUÇÃO: Rua Gênesis, nº1 – Ap. 1 Curitiba – PR, Cep: 42424-242
• SERVIÇOS A SEREM EFETUADOS: Revelar e digitalizar todos os filmes. O HP5+ foi empurrado para asa 800 e o FP4+ puxado para 50.
• MÉTODO DE PAGAMENTO: Farei o pagamento via transferência pela NuConta.
• OUTROS: Talvez um dos filmes esteja velado.

Como envio meus filmes como Registrado Urgente?

A modalidade Registrado Urgente (Carta Registrada) é designada para o envio de mídias, como CD, DVD, VHS, fitas K7, pen drives e etc. No site dos Correios existe uma lista do que pode e não pode, mas apesar de não ter filme na lista, você pode argumentar que ele se encaixa em “similares”, presente na lista.
Atenção: Os correios podem se recusar a enviar nesta categoria.

Quanto custa enviar?

O custo depende da categoria de envio. Você pode verificar aqui, preenchendo os campos, com Cep destino 80530-970.

Registrado Urgente:
O preço varia apenas de acordo com o peso, mas não importa origem e destino – é fixo.
O limite é uma embalagem de até 500g, tanto em caixinhas pequenas quanto envelopes. O valor varia, partindo de R$9,00 até, quando se chega próximo do limite de peso, R$13,00 aproximadamente.

Qual prazo de execução dos serviços?

Informamos assim que retirarmos seu pacote.

Nosso prazo se baseia no fluxo de filmes que temos no momento. Nossa capacidade de digitalização por dia útil é de 35 filmes, enquanto de revelação pode ultrapassar esta quantidade, podendo ocasionar num acumulo de filmes já revelados na fila da digitalização.
Assim que recebemos seus filmes, etiquetamos e catalogamos, entrando na fila de processamento e, posteriormente, digitalização. Quando retiramos vários pacotes, verificamos a data de envio de cada um e catalogamos nesta ordem, para que os filmes enviados antes sejam processados antes.

O prazo mínimo para revelação e digitalização é de 2 dias úteis e em situações normais, não costuma passar de 5. A média em tempos de fluxo normal costuma ser de 3 a 4 dias úteis, mas o prazo real só será informado assim que recebermos os filmes.

Filmes coloridos puxados e filmes PB costumam ter um prazo maior. Filmes 120 revelados na semana são digitalizados e enviados nas sextas-feiras.

Envio em grupo - como fazer?

Se for mandar seus filmes em um grupo de pessoas, não se esqueça de mandar todas as infos da cartinha indivudualmente, como instagram, email de envio das fotos e quais serviços devem ser executados em cada filme, de cada pessoa.

Para facilitar, agrupe fisicamente na caixinha para identificar quais filmes são de cada pessoa.

Quanto ao pagamento, nos informe na cartinha se será feito individualmente ou todos juntos, qual a forma escolhida de pagamento de cada um e se o frete de devolução será dividido entre as pessoas.

Qual o endereço devo mandar meus filmes?

Destinatário: Vitor Leite
Endereço: Caixa Postal 18.008
Cidade: Curitiba
UF: PR
Cep: 80530-970

Você nunca enviou algo pra uma caixa postal? Se for usar um endereçador, é só colocar “Caixa Posta” no campo Rua e “18008” no campo Nº, ou simplesmente preencha no campo endereço com “Caixa Postal 18008”

Ficou com alguma dúvida?