O Lab:Lab

Foi criado em 2019 por Vitor Leite na cidade de Curitiba, Paraná. Alguns anos antes, em 2016 ele comprou sua primeira câmera fotográfica analógica e em 2017 deu os primeiros passos nos estudos do laboratório fotográfico.

Neste momento, alugava o antigo estúdio fotográfico de José Kalkbrenner Filho para sediar seu estúdio de design. As trocas com Kalk e os equipamentos que guardava de seu laboratório particular possibilitaram a primeira experência em revelação, utilizando a fórmula do Caffenol.

A partir deste momento, se aprofundou nos estudos de formulas profissionais e, principalmente, na experimentação de alternativas fotoquímicas que facilitassem o acesso a reagentes químicos. Aos poucos, foi migrando de mercado a oferecer revelação e digitalização para amigos e, como um movimento natural, logo se aprofundou na revelação de filmes coloridos negativos no processo C-41 Kodak.

Vendo a ausência no mercado brasileiro de químicos E-6 para revelar filmes coloridos diapositivos, desenvolveu ao longo de um ano o LL-4, fórmula e processo de revelação substituto para este tipo de filmes, sendo o único no Brasil e chamando a atenção de fotógrafos de todos os estados brasileiros.

Em 14 de janeiro de 2019 nasce oficialmente o Lab:Lab Analógico, passando a oferecer profissionalmente os serviços de revelação e digitalização, sendo o único no país a processar todos os formatos e emulsões de filme fotográfico, ainda com estrutura reduzida e adaptada em um quarto de 3m² em seu apartamento.
Com a expansão rápida, Mari Guerra entra para a sociedade em junho e, em outubro, o Lab:Lab muda para uma casa dedicando um quarto para a digitalização e construindo um laboratório profissional com três processadoras, duas Jobo ATL e um minilab Noritsu QSF-V30.
O laboratório continuou crescendo e dois anos depois a estrutura da casa não era mais suficiente, se mudando para um ponto comercial com mais de 100m² dedicados apenas ao Lab:Lab.

Hoje, o Lab:Lab é o laboratório fotográfico que mais processa filmes na América Latina, com área de 180m² e equipamentos de ponta como quatro scanners Noritsu LS-600, além de Scanners Pakon, cilíndrico Screen e projetos próprios de digitalização de filmes 120 e 4×5″ com a maior qualidade do Brasil.

Para virar a maior referência nacional, o Lab:Lab conta hoje com uma equipe incrível que você pode conhecer logo abaixo.

Lab:Lab Hoje

Equipe

Vitor Leite

É laboratorista fotográfico, comunicólogo visual e designer. Criou o Lab:Lab em 2019 e hoje gerencia as revelações e cria de fórmulas fotográficas, além do controle de qualidade e projetos especiais.

Mais

Nasceu em São Paulo e trabalhou como designer gráfico especializado em processos manuais por dez anos. Em 2015, mudou-se para Curitiba e, em 2016, começou a captar a cidade através da fotografia analógica. Após estudar os processos fotoquímicos, começou a revelar seus próprios filmes e em pouco tempo começou a receber pedidos de amigos para que revelasse os filmes que batiam.

Em 2018, fechou seu estúdio de design e focou no desenvolvimento de sua primeira fórmula, o LL-4, um processo que trouxe de volta ao Brasil a revelação de filmes coloridos diapositivos, conhecidos como cromos. Em pouco tempo, começou a receber filmes de todo o Brasil via correios para revelação e, em 14 de Janeiro de 2019, criou o Lab:Lab Analógico, hoje o laboratório que mais revela filmes na América Latina e também um dos poucos a revelar todos os tipos de emulsão fotográfica.

Como hobby, desenvolve tanto a fotografia rua em pequeno, médio e grande formato quanto projetos de estúdio, principalmente com retratos em câmeras de grande formato, fotografando em suportes não convencionais, como o filme de raio-x e o papel RA-4, utilizando fórmulas próprias e processos alternativos.

Gaya

Curitibana, nasceu em fevereiro de 2018 e é CEO do Lab:Lab desde 2019. Ela trabalha na modalidade home office e sua principal atividade no Lab são cochilos longos.

Mais

Gaya gosta de abraços, banana e pasta de amendoim. Sua atividade favorita é correr no parque. Após o trabalho, você pode encontrar ela dormindo no sofá (e durante o trabalho também). Sua relação com fotografia analógica é na frente das lentes, como modelo.

Instagram: @analog.gaya

Mari Guerra

Formada em Estudos Literários pela UNICAMP. Está na equipe desde julho de 2019. Trabalha no administrativo, atendimento, e-commerce e digitalização de formato 135.

Mais

Aos 10 anos ganhou uma Canon point and shoot e, desde então, nunca parou de usar filme. Experimentação é sua parte favorita na fotografia analógica, faz pinholes desde 2010 e adora fazer sopa de filme. Apesar de não trabalhar na sua área de formação, Literatura continua sendo uma parte muito importante da sua vida.

Alessa Berti

Formada em Artes Visuais pela UNESPAR. Entrou na equipe em 2019 e trabalha na digitalização de negativos do formato 135 e na organização geral do laboratório.

Mais

Além do Lab:Lab, Alessa também trabalha como fotógrafa desde 2015, capturando diversos temas. Seu gosto por livros levou-a ao estudo do design editorial, abrindo portas também para essa área de atuação. A música é muito importante para ela: começou a estudar violão em 2012 e até hoje mantém os estudos musicais, passando pela prática de outros instrumentos.

linktr.ee/alessaeu

Maria Mion

Laboratorista fotográfica e cadastradora de filmes no Lab:Lab desde 2022. É também educadora na área do café e artista visual.

Mais

Nas artes visuais sua pesquisa gira em torno da memória, criando a partir de imagens, sons e objetos encontrados em arquivos familiares. Produz em suportes variados como a fotografia e cinema (analógicos), performance e instalação.

Midiam Valentim

Formada em Fotografia, entrou na equipe em 2023. É responsável pelo processo de revelação de filmes coloridos e também faz o atendimento presencial e online.

Mais

Cinéfila, faz aula de artes circenses e gosta muito de trilhas e montanhas. Ama café e comida italiana.
Começou a fotografar com analógica na adolescência, sua câmera preferida é uma Nikon F3 e seu filme fotográfico preferido é o Kodak Vision3 250D, seu kit para retratos e paisagens.