Lab:Lab Purple Flex – Tudo o que você precisa saber

Purple Flex é uma nova proposta de filme do Lab:Lab que pode ser colorido ou preto e branco, dependendo do processo de revelação.

Trata-se de um filme originalmente utilizado para cópias positivas de reprodução cinematográfica, o Kodak Vision Print 2382, tendo baixa sensibilidade e base transparente, sem camada remjet e sem anti-halo. Após dezenas de testes durante 10 meses, chegamos a melhor ressignificação deste filme.

Com sensibilidade recomendada baixa de ISO 12, resulta em imagens com grão finíssimo e com alto alcance dinâmico. Pode ser usado para os mais distintas situações, como em lugares de boa iluminação ou usando flash para se conseguir uma alta velocidade e também para longas exposições, favorecendo velocidades mais lentas. O ISO original do filme é de 1.6, mas utilizando até 12 é possível ótimos resultados sem que haja revelação corretiva. No entanto, ao utilizar ele como asa 1.6, 3 e 6, os resultados terão mais alcance dinâmico e cores, com resultados ainda mais interessantes comparados ao uso como 12.

Mas eu vou conseguir usar um filme de asa 12? Sim, e é mais fácil do que pode-se imaginar. Veja alguns exemplos de abertura e velocidade no final deste artigo, em “Fotometrando sem Fotômetro”.

Posso empurrar o Flex para ISOs maiores? Não. O máximo recomendado para se utilizar este filme é ISO 12. Ele não pode ser empurrado, mas pode ser puxado e ser usado como 1.6, 3 e 6 com resultados ainda melhores.

Resultados Coloridos: basta revelar em processo C-41 padrão. O resultado são fotografias arroxeadas, com baixo alcance tonal. Dependendo da situação de luz, pode ainda captar tons vermelhos e azuis, mas prioritariamente transforma a maior parte do espectro tonal em tons roxos.

Resultados Preto e Branco: pode ser revelado tanto em C-41 quanto nos processos mais comuns de filmes PB, como D-76, Dektol, Rodinal e etc. Em caso de revelação C-41, basta digitalizar como PB negativo, assim como os filmes preto e branco para processo colorido, como Ilford XP2 e Kodak BW400CN. Caso revele com revelador PB, o resultado será como os tradicionais filmes PB.

Vai revelar com a gente? Não se esqueça de ticar no adesivo da bobina se quer resultado Colorido Purple ou PB, para sabermos como processar seu filme.


Caso sua câmera não possua opção de asa 12, basta ajustar como asa 50, verificar a sugestão de exposição da câmera e corrigir deixando entrar 2 pontos a mais de luz antes do click. Por exemplo, em abertura ƒ1.8, se a câmera sugeriu velocidade 60, basta girar o seletor de velocidade 2 pontos mais lento, batendo em velocidade 15.


Purple Flex não possui camada anti-halo, assim como filmes infravermelho. Por este motivo, o filme deve ser armazenado no potinho preto e no momento de carregar a câmera, deve-se evitar sol direto no filme. A ponta do filme que usamos para carregar a câmera pode funcionar como fibra ótica, projetando luz para dentro da bobina e ocasionando faixas de velatura. Evite, também, deixar o filme por longos períodos fora do potinho.


Tempos de Revelação PB

D-76
Stock – 20º – 14 min
1:1 – 20º – 18 min

Rodinal | Parodinal
1:25 – 20º – 9 min
1:50 – 20º – 18 min

Dektol 
1:5 – 20º – 6 min

Outros reveladores
Usar os mesmos tempos recomendados para o filme Kodak T-Max P3200.

 


ESPECIFICAÇÕES

Formato do filme 135 – 35mm
Número de Exposições 36
Tipo do filme Negativo Colorido ou PB
Velocidade ISO 12
Filme Rebobinado Kodak Vision 2383
Balanço de cor Indefinido
Processo para Colorido C-41
Processo para PB D-76, Rodinal, Dektol e etc

 


FOTOMETRANDO SEM FOTÔMETRO

Se sua câmera não tem fotômetro, você pode fotometrar analizando a luz ambiente e utilizando um dos conjuntos Abertura de Lente e velocidade de obturador sugeridos. Todas as opções de uma mesma condição de luz entregam a mesma exposição, mudando apenas as características inerentes a abertura e velocidade em sí.